Ações positivas

Nesta página você encontrará informações sobre os projetos socias apoiado por The Motion Master®
Atualmente está apoiando ums ações positivas com a  Escola de Música da OSPA em Porto Alegre, Brasil. Demais informações a seguir.

Ulf Londres, 18/09/2013 ____________________________________________________________________________

Nisiane Franklin, diretora da Escola de Música da OSPA pediu de eu escrever algo sobre o que foi doado e o que motivou a doação…

«Há quase 16 anos mantenho um vínculo com o Brasil, mais especialmente com Porto Alegre onde fui gentilmente recebido pela AFFOSPA e pela OSPA. Em 1999 o maestro Tiago Flores, então diretor artístico, me encarregou de realizar um curso para melhorar a saúde dos músicos da orquestra.

Após esta experiência pude ministrar cursos muito bem sucedidos para outras orquestras na Europa como, por exemplo, a Orquestra Sinfônica da NDR de Hamburgo, na Alemanha, e a Orquestra da Rádio de Viena, na Áustria. Por esta razão tenho muitos motivos para ser grato aos que confiaram em mim e na minha capacidade profissional.

Foi nesta época que nasceu a idéia de devolver um pouco do que recebi em Porto Alegre. Não em outro lugar no Brasil mas aqui, onde se toma chimarrão. Não sabia onde buscar orientação para realizar esta meu desejo. Falei com várias pessoas e todas elas acharam importante a minha idéia só não sabiam me aconselhar um modo sustentável de fazer isso.

Há alguns anos conheci o Israel Oliveira e, com o passar do tempo, nos tornamos amigos. Eu adoro o Israel como profissional de trompa (eu sou também trompista) mas também aprendi a gostar dele como ser humano. Acho admirável a história dele. Tudo que ele viveu e a forma como ele conseguiu se tornar músico da OSPA.

Nunca havia encontrado uma pessoa com uma vontade tão imperiosa, com uma necessidade tão irreprimível de ser bem sucedido quando inicia algo. Ele, não importa o que venha a acontecer, sempre insistirá até conseguir executar o que se propos. Para mim viver esta experiência foi e é de tirar o fôlego!

Quando ele me contou como construiu sua estrada para deixar a vida na favela eu fiquei deslumbrado e eletrizado: eu estava conhecendo alguém que sabia de fato do que estava falando quando falava em favela e também quando falava em projeto social.

Pedi então ao Israel para me aconselhar ou, melhor ainda: pedi para que trabalhasse comigo em pequenos projetos que ele considerasse um razoável passo a frente nos meus objetivos pessoais

Já tinhamos iniciado a planejar e estavamos prontos para lançar o nosso pequeno projeto, quando ele me pediu para dirigirmos nossos esforços para apoiar a Escola da OSPA. Explicou-me que a escola estava totalmente alinhada com os nossos objetivos. Só fariamos as coisas de uma maneira diferente: apoiando o conservatório a ministrar aulas para todas as pessoas talentosas inclusive estudantes em situação de vulnerabilidade social, nosso escopo.

A Escola da OSPA, por ter um orçamento muito contido e que foi todo destinado para contratar professores e para poder colocá-la novamente em atividade, ainda não dispõe de fundos para dar manutenção aos instrumentos musicais nem tem como executar reparos urgentes em sua sede como pintar as suas salas ou colocar o isolamento acústico para poder ministrar as aulas!

O Israel Oliveira pediu-me então para entrar em contato com a diretora da Escola da OSPA, a Nisiane Franklin, e descobrir como fazer a transferência de minha contribuição. Na primeira vez foi um pouco demorado mas ao final pude enviar por volta de mil reais para a escola.

Esta foi a primeira doação – Não vai ser a única! – e eu gostaria convidar muito mais amigos para doarem porque a compra e manutençãos dos instrumentos e o apoio para a infra-estrutura é essencial para o funcionamento desta importante entidade gaúcha.»

Ulf Tölle MSP

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *